CFTV (câmeras)

Câmeras de vigilância
 

Com o aumento do número de crimes e criatividade dos mal-intencionados para prejudicar o próximo, cresce a necessidade de buscar meios para proteção das pessoas e de seus bens. Por isso, é notável o aumento na procura de equipamentos de segurança eletrônica.

E se você estiver falando ou pesquisando sobre segurança eletrônica, com certeza vai ouvir o termo CFTV. Mas você sabe o que ele significa?
 

O que é CFTV?
 

CFTV é a sigla utilizada para Circuito Fechado de TV. Na prática, o circuito fechado de TV é basicamente um sistema criado para monitorar ambientes. Esse monitoramento acontece por meio de câmeras que são distribuídas e interligadas a um sistema central. Por sua vez, o sistema central recebe as imagens das câmeras de monitoramento e as fornece para o usuário por meio de monitores.

Além de fornecer as imagens em tempo real, o circuito fechado de TV também pode realizar a gravação desses registros.
 

Quem utiliza o CTFV?
 

O circuito fechado de TV é utilizado em grande parte pelas empresas que presam pela segurança e escolhem fazer este monitoramento. Desta forma, utilizando esse sistema conseguem gravar ocorrências de vandalismo, comportamentos inapropriados, entre outros acontecimentos.

Mas não são apenas as empresas que utilizam o circuito fechado de TV. O sistema também pode ser utilizado nas residências, para monitorar tudo que está acontecendo dentro de todos os cômodos. Muitos pais optam por colocar esse sistema em casa para poder ficar de olho nos filhos enquanto estão fora de casa.

Até mesmo os agentes de trânsito têm utilizado as câmeras de segurança nas vias públicas, com o intuito de supervisionar os veículos e pedestres para maximizar a segurança nas ruas.
 

Quais são as vantagens de se utilizar as câmeras de segurança?
 

A utilização do CFTV permite que o usuário responsável por acompanhar as imagens tenha uma visão do que está acontecendo em todos os ambientes munidos com câmeras de monitoramento, 24 horas por dia, em tempo real. Isso dá poder para que o responsável tome as medidas cabíveis caso algum acontecimento fora do normal ocorra.

Além do mais, o CFTV realiza as gravações das imagens, o que permite que essas possam ser analisadas no tempo que for necessário. As câmeras de segurança podem ajudar as autoridades a identificar suspeitos, e as imagens podem até mesmo servir como provas em casos de processos.

E não podemos deixar de citar os inúmeros crimes e atitudes mal-intencionadas que são evitados graças a presença das câmeras de monitoramento, afinal, quando avista as câmeras o criminoso sabe que estará sendo filmado.


As câmeras de monitoramento utilizam sistema analógico ou digital?
 

O sistema de CFTV funciona tanto em sistemas analógicos como em sistemas digitais, mas você conhece a diferença entre eles?

Os sistemas analógicos são os mais utilizados por estarem no mercado a mais tempo e terem um custo menor que o digital. Nele, câmeras de segurança analógicas são ligadas ao sistema central por cabos condutores e as imagens são visualizadas em monitores específicos.

Já no sistema digital, a resolução das imagens é bem melhor, pois as câmeras de segurança utilizadas contam com a tecnologia IP. A tecnologia IP ainda é nova quando falamos de monitoramento de ambientes, e ela chegou promovendo melhorias nas soluções de segurança. As imagens são geradas com alta definição, e é essa característica que chama atenção nos sistemas digitais. Além disso, o avanço dessa tecnologia permite que essas imagens de qualidade sejam recebidas pelo sistema central mesmo que a velocidade da conexão com a Internet não seja tão alta.
 

O cabeamento é igual para sistemas analógicos e digitais de câmeras de segurança?
 

Não. Os sistemas analógicos utilizam os chamados cabos coaxiais, enquanto ou sistemas digitais utilizam os cabos de rede UTP, iguais aos cabos de rede utilizado nos computadores.


Qual equipamento ideal para gerenciar e guardar as imagens feitas por câmeras de segurança?
 

Isso depende de qual sistema você escolheu: analógico ou digital.

Para os sistemas analógicos, o equipamento utilizado é o DVR (Digital Vídeo Recorder), que é basicamente um gravador de vídeos realizados por câmeras de segurança analógicas. Esse aparelho tem como funções: gravar, disponibilizar as imagens ao vivo, e guarda-las para visualizações futuras caso seja necessário.

Já o sistema digital demanda um aparelho NVR (Network Vídeo Recorder), que tem as mesmas funções do DRV só que trabalha com as imagens geradas com a tecnologia IO (de alta resolução).

Existem também os aparelhos híbridos, que são aqueles que conseguem tratar tanto de imagens de câmeras se monitoramento analógicas quanto digitais (tecnologia IP), que é uma ótima opção para as empresas que gostariam de operar com os dois tipos de sistema.


De onde posso visualizar as imagens em tempo real das câmeras de monitoramento?
 

Para que você consiga ter acesso às imagens das câmeras de monitoramento em tempo real basta que você tenha um dispositivo com conexão com a Internet. Pode ser um computador, telefone celular ou tablet. Com qualquer um desses dispositivos em mão, você consegue ter acesso a várias imagens das suas câmeras de segurança.
 

Qual câmera de segurança é utilizada no sistema de CFTV?
 

Existem câmeras de monitoramento de todos os tipos no mercado, elas têm características diferentes como: alcance, resolução de imagem, movimentação, cores, tamanhos... e cada uma é indicada para um tipo de segurança eletrônica.

Então, essa resposta é relativa pois depende da análise de risco do seu ambiente e das suas necessidades pessoais de segurança. Então, seja para sua casa ou para sua empresa, é preciso agendar uma visitar para levantar algumas informações e verificar qual o equipamento ideal para você.

 

Ficou com alguma dúvida de como funciona o sistema de CFTV?
 

Espero ter esclarecido as principais dúvidas sobre o sistema de CFTV e a utilização de câmeras de segurança. Mas caso você tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco que ficaremos felizes em poder ajudar!

 

Tem interesse em instalar as câmeras de monitoramento em seu estabelecimento? Entre em contato conosco